Bate-Bola com o CSA – Ensino Fundamental Anos Iniciais

Bate-Bola com o CSA – Ensino Fundamental Anos Iniciais

A partir de 2021, o Colégio Santo Américo terá na grade curricular dos alunos do 2º ao 9º ano a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning), uma metodologia de ensino ativa que associa o aprender ao fazer. Uma vez por semana os alunos serão estimulados a aprender pelo método que se baseia na construção coletiva do conhecimento, incentivando o desenvolvimento do senso de responsabilidade, a capacidade para trabalhar em equipe, a busca por respostas aos desafios propostos e o despertar de habilidades subjetivas como pensamento crítico, colaboração e comunicação.

Para explicar melhor como funciona o Project Based Learning e como ele será implantado na grade curricular dos alunos do 2º ao 5º ano, conversamos com Priscila Montenegro, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Iniciais.

 

O que é e como funciona a Aprendizagem Baseada em Projetos (Project Based Learning)?

A Aprendizagem Baseada em Projetos é uma metodologia de ensino que implica diretamente os alunos em suas aprendizagens, ao permitir que confrontem questões e problemas do mundo real pessoalmente significativos para eles e que permite a busca de estratégias de como abordá-los e encontrar soluções. É uma maneira eficaz de envolver, aprofundar e ampliar os alunos com alguns conteúdos de aprendizagem, de forma colaborativa, para além de um único componente curricular. Como metodologia, tem etapas muito bem definidas, partindo sempre de uma questão motriz, que nada mais é que uma questão ampla ou problema que exige investigação, pesquisa, conceitos de outras áreas de conhecimento, criatividade e muito trabalho em grupo. Por isso, a questão motriz nunca será uma pergunta que possa ser respondida imediatamente ou apenas com uma rápida pesquisa. Entre as etapas do trabalho, destacamos o brainstorming onde os alunos produzem o máximo de ideias para a resolução da tarefa e os itens criados ao longo do projeto tais como esboços, modelos, vídeos, portfólios, podcasts, relatórios ou qualquer outra coisa que o projeto necessite. A avaliação contínua feita pelos próprios elementos dos grupos, garante reorientar rotas traçadas previamente, diante de resultados que vão sendo obtidos e, assim, alcançar o máximo potencial.

 

De que maneira o CSA irá implantar o Project Based Learning para os alunos do 2º ao 5º ano?

Para 2021, nos anos iniciais teremos semanalmente um momento de 1h30 para o trabalho com essa metodologia e as professoras tutoras e parceiras é que estarão orientando os alunos nos projetos. Cada questão motriz será lançada a partir de algum tema ou conteúdo oriundo de discussões em planejamento entre a equipe de professores e que tenha relevância e objetivos dentro de um ou mais componentes curriculares. O escopo de cada projeto irá variar de acordo com as experiências, capacidades e autonomia de cada faixa etária envolvida. Nesse sentido, alguns serão mais curtos e outros mais longos. Vários espaços da escola serão ressignificados como múltiplos ambientes da aprendizagem, de acordo com as necessidades e tarefas elencadas pelos grupos. Assim, dependendo da necessidade, eles poderão frequentar a biblioteca, salas de tecnologia, laboratórios científicos, salas maker, entre outros.

 

Quais as principais características do método?

As principais características dessa metodologia são: formulação de uma questão motriz relacionada ao mundo real, investigações aprofundadas, trabalho colaborativo e cooperativo, voz e escolhas dos alunos na elaboração das estratégias para busca de soluções, os papéis que assumem e que podem ser trocados ao longo do trabalho.

 

Qual o papel do professor na metodologia ABP?

Nessa metodologia, o papel do professor é muito mais de um coach da aprendizagem do que de um especialista em conteúdo. Ele irá orientar os grupos na busca por soluções, auxiliando-os a planejarem ações que precisam ser realizadas, oferecendo possibilidades de recursos que possam contribuir para avançarem no trabalho e que podem ser de diferentes áreas de conhecimento, sem dar respostas prontas.   Professores atuam como orientadores e mediadores das ideias e caminhos seguidos pelos grupos de alunos na busca por soluções e resolução dos problemas.

 

E qual o papel do aluno?

Os alunos assumem o centro do processo de aprendizagem, selecionando vários aspectos das tarefas que vão surgindo e tendo oportunidade para encontrar soluções criativas. Isso os tira de suas zonas de conforto, que muitas vezes podem ser traduzidas por passividade frente ao aprendizado. Parece incrível, mas ainda nos dias de hoje, temos alunos que chegam à escola esperando que o professor transmita todo o conhecimento. Em um projeto ABP, não há um único caminho a ser seguido em busca da solução e não necessariamente apenas uma resposta como correta ou aceitável.  Os alunos têm que planejar suas ações, lidar com questões interdisciplinares, tomar decisões e trabalharem em equipe em boa parte do tempo.

 

Quais os ganhos do aluno nessa metodologia de ensino?

Entre os principais ganhos dos alunos com o trabalho a partir dessa metodologia, posso citar com toda a certeza: engajamento e motivação com os conteúdos de aprendizagem de forma global e mais aprofundada, desenvolvimento da autonomia e da responsabilidade, e habilidades essenciais para o cidadão do século XXI, tais como persistência, empatia, comunicação, flexibilidade e criatividade.

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