Bate-Bola com o CSA – O Período Bilíngue no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Bate-Bola com o CSA – O Período Bilíngue no Ensino Fundamental Anos Iniciais

Em 2021 nossos alunos da Educação Infantil iniciaram o ano com o período bilíngue, tendo momentos de imersão durante o dia com a instrução feita em inglês, proporcionando o desenvolvimento das competências e habilidades por meio da exploração de atividades cotidianas e pelo trabalho com projetos. Em 2022 o bilinguismo será realidade também no Ensino Fundamental Anos Iniciais e a metodologia estará presente na rotina dos alunos do 2º ao 5º ano.

Para conhecer os detalhes da implantação do período bilíngue no Ensino Fundamental Anos Iniciais, conversamos com Priscila Montenegro, coordenadora pedagógica do segmento.

 

Qual a importância, para os alunos, da implantação do bilinguismo no Ensino Fundamental Anos Iniciais?

A implementação do período bilíngue também nos Anos Iniciais já fazia parte do projeto iniciado em 2021, na Educação Infantil. Em nossa Rota de Valor do EFAI, um dos pontos de destaque é a ênfase no desenvolvimento de habilidades comunicativas na língua Inglesa. Com o aumento no número de aulas desse componente curricular na grade semanal das turmas de 2º ao 5º ano, haverá um ganho significativo na aprendizagem do idioma, ampliando a possibilidade de os alunos transitarem com maior desenvoltura não só no estudo da língua, como também em situações do dia a dia, fazendo uso de maneira cada vez mais natural, assim como o fazem ao usarem o português.

 

Como será a grade semanal de Inglês e como ela será composta?

Em 2022 passaremos a ter 10 aulas de Inglês semanais, um aumento extremamente significativo quando comparado às 5 aulas atuais. A grade semanal será composta por 4 aulas de inglês – momentos em que o objetivo é o estudo das competências comunicativas da língua, construção do vocabulário, das habilidades de compreensão e interpretação e, também, em seus aspectos gramaticais e ortográficos – 2 aulas de Math, 2 aulas de Science e duas aulas de Art.  Todos esses momentos estarão organizados em períodos de 1h30, ou seja, serão 90 minutos diários de imersão na língua inglesa de diferentes maneiras. Nas aulas de Math, Science e Art as propostas serão personalizadas para os nossos estudantes, com abordagem por projetos, desenvolvendo a criatividade, a colaboração por meio de trabalho em equipes e muita comunicação oral. Vale ressaltar, também, que os conteúdos abordados nessas aulas estarão extremamente alinhados com o currículo do CSA, potencializando ainda mais os saberes desenvolvidos na língua materna.

 

Qual a vantagem em desenvolver habilidades comunicativas em língua inglesa em alunos do 2º ao 5º ano?

Vivemos em um mundo cada vez mais globalizado, onde as distâncias foram encurtadas e o compartilhamento de informações e conhecimentos ocorre continuamente e de forma veloz, ignorando fusos horários e localização geográfica. Assim, é dever da escola proporcionar o maior número de experiências e aprendizagens que permita aos futuros profissionais do século XXI estarem aptos a participar de projetos em equipes multinacionais, sendo capazes de comunicar suas ideias a públicos variados. Alunos dessa faixa etária não se preocupam tanto se ainda não falam corretamente ou conhecem todas as palavras na língua adicional e isso nos dá uma grande oportunidade de, por meio de feedbacks constantes e imediatos, ajudá-los a avançar nesse aprendizado.

 

O Santo Américo é uma Cambridge International School. Como será o currículo dos alunos do EFAI com a implantação do período bilíngue?

Continuaremos sendo uma Cambridge International School. Os currículos são flexíveis e nos permitem personalizações na adaptação para o currículo do Santo Américo. Desta forma, alinhamos o currículo internacional de Cambridge com os objetivos de aprendizagem do nosso projeto pedagógico para que cada ação pedagógica faça muito sentido para os alunos, proporcionando experiências integradas em português e inglês visando uma formação integral aos alunos. Além disso, continuaremos preparando nossos alunos do 3º ano ao Ensino Médio para as certificações internacionais de Cambridge Assessment English.

 

Que tipos de vivências os alunos irão experimentar no aprendizado da segunda língua?

O período bilíngue não se restringirá apenas aos momentos de aula. Teremos momentos de lunch time, recreation e as próprias aulas de Math, Science e Art promoverão outras vivências e exploração de comunicações diferentes das que ocorrem na língua materna. Além disso, como as aulas serão ministradas por professores do Santo Américo, o ensino de nossos valores cristãos beneditinos também estará presente nesse período. Continuaremos sendo o Colégio Santo Américo com seu DNA original, porém, formando alunos bilíngues.

 

 

 

 

 

 

Posso ajudar?