A Excelência Acadêmica no Ensino Remoto
Colégio Santo Américo promove palestra virtual sobre ensino híbrido para pais, alunos e professores
Há um ano, quando a pandemia do novo coronavírus obrigou os governantes a decretarem o isolamento social, alunos de todo o país foram apresentados a uma nova realidade de ensino: a educação remota. As casas foram transformadas em uma extensão das escolas e os pais foram promovidos a educadores. A pandemia trouxe à tona o ensino híbrido, ou blended learning, metodologia de ensino que, entre outras coisas, promove a combinação do ensino presencial com propostas de ensino online, integrando educação e tecnologia.
A chegada abrupta da necessidade de reinvenção de alunos e professores para a continuidade sólida de aprendizagem trouxe desafios e novos olhares. “Desde o início da pandemia o Colégio Santo Américo tratou o desafio de entrega educacional com a sensibilidade necessária, mobilizando os conhecimentos da equipe tanto quanto ao uso de tecnologias digitais, quanto de plataformas educacionais e metodologias ativas”, conta Viviane Flores, Diretora Geral do Colégio Santo Américo.
Para falar sobre “Ensino híbrido e o futuro da educação”, no dia 07 de abril, às 19h30, pais, alunos e educadores do Santo Américo têm um encontro virtual com a especialista Claudia Costin, fundadora e diretora do FGV CEIPE, cofundadora do movimento da sociedade civil, Todos Pela Educação, e integra, desde o final de 2020, o UIL – Instituto para Aprendizagem ao Longo da Vida – Institute for Lifelong Learning – da Unesco. No encontro virtual, a palestrante irá abordar a excelência acadêmica no ensino remoto, a reinvenção de professores e da educação, e sobre o que as futuras gerações devem esperar da educação e do trabalho.
Para Claudia, as medidas adotadas pelo Colégio Santo Américo para o aprimoramento das entregas remotas permitiram que a escola unisse tradição com inovação, mantendo a tradição de educação sólida e de qualidade e, ao mesmo tempo, se preparando para estar presente no século 21 sem desconstruir sua história. “A partir do entendimento das necessidades docentes foram realizadas formações importantes para qualificar as propostas educacionais considerando as diferentes faixas etárias atendidas e criando uma jornada do estudante em modelo híbrido. A escuta das famílias e estudantes apontaram os caminhos para a qualidade dessa entrega”, diz Viviane Flores.