Alunos do Santo Américo recebem prêmio por projeto de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Alunos do Santo Américo recebem prêmio por projeto de combate ao abuso sexual de crianças e adolescentes

Iniciativa fará parte do Banco de Projetos do movimento Criativos na Escola

Em evento realizado no formato on-line, os alunos da 2ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, Ana Padin, Gabriel Pitta, Cainã Nicolas, Marianna Jardim, Helena Almeida e Maria Clara Abreu, criadores do Projeto Praça, foram premiados na categoria Cidadania do Be The Change 2021, promovido pelo Design for Change Brasil.

O Projeto Praça tem como objetivo combater o abuso sexual de crianças e adolescentes por meio da conscientização da gravidade da questão e da importância de falar sobre o tema com os jovens. Para auxiliar esse trabalho de conscientização, o Projeto Praça promove palestras e rodas de conversa e utiliza as redes sociais como ferramenta de informação.

Os alunos desenvolveram o projeto durante a eletiva Solidariedade em Ação. “Eles se envolveram tanto com o tema que buscaram parcerias que pudessem auxiliá-los a levar o projeto para além dos muros do colégio. Foi assim que eles conseguiram a consultoria da Childhood Brasil e contaram com a ajuda dos professores tutores do Ensino Médio para expandirem os projetos nas aulas de tutoria”, explica o professor da eletiva, Thiago Galvão Ramalho Dianezi.

Para falar sobre o tema, no dia 27 de novembro, durante a Festa da Família organizada pelo Santo Américo, os alunos realizaram uma palestra on-line com a nadadora Joanna Maranhão, porta-voz do tema desde que denunciou os abusos sexuais sofridos quando criança. “Essa foi apenas uma das iniciativas do grupo de alunos. Eles estão se mobilizando para dar continuidade ao Projeto Praça e pretendem expandir para outros lugares que trabalhem na formação com jovens”, diz o professor.

O trabalho dos alunos do Santo Américo concorreu com 315 projetos e 10.236 participantes e, pelo destaque na categoria, receberá um prêmio em dinheiro e integrará o Banco de Projetos do movimento Criativos na Escola. Os autores do projeto se tornarão Embaixadores do movimento Design for Change Brasil em cerimônia que será realizada em fevereiro de 2022.

O movimento Design for Change foi criado pela designer e educadora indiana Kiran Bir Sethi, em 2009, na Índia. O movimento está presente em mais de 60 países e já impactou mais de 2,2 milhões de crianças e adolescentes ao redor do mundo. No Brasil, a iniciativa é representada pelo Criativos da Escola desde 2015.

Em diálogo com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), o Design For Change propõe a elaboração de projetos a partir da metodologia de quatro etapas: sentir, imaginar, fazer e compartilhar. O movimento global tem como objetivo estimular crianças e adolescentes a atuarem como protagonistas da mudança em suas escolas, territórios e cidades.

Posso ajudar?