Alunos do Santo Américo utilizam projeto desenvolvido em aula para arrecadar cestas básicas
Uma vez por semana os alunos do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental do Colégio Santo Américo têm em sua grade a aula PICS – Projetos Integrados dos Conhecimentos e Saberes, um novo componente curricular estruturado a partir da metodologia ABP (Aprendizado baseado em Projetos), que tem como objetivo o desenvolvimento de habilidades essenciais para o cidadão do século 21.
“Nas aulas PICS as turmas do mesmo ano são integradas e divididas a partir do interesse dos alunos pelas temáticas apresentadas e pela pergunta motriz, que traz uma problemática real para ser pesquisada e solucionada pelo grupo”, explica Elaine Conceição Marquezini, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental Anos Finais.
As temáticas para o projeto são escolhidas a partir dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU e, para os alunos do 8º ano, o tema selecionado foi a Fome. Ao serem apresentados ao problema que atinge milhões de pessoas, os grupos passaram a pesquisar o tema e a buscar soluções viáveis. “Durante todo o projeto, os alunos são motivados pelos professores, que têm o papel de facilitador do processo. Eles são incentivados a desenvolver pesquisas e planejamentos em busca da resolução”, conta Elaine.
Em busca de uma solução para amenizar a fome causada pelo impacto da pandemia na economia, os alunos lançaram diferentes campanhas para arrecadação de alimentos e cestas básicas. “Eles criam perfis nas redes sociais pedindo doações, espalharam cartazes no colégio e nos prédios onde moram, ligaram para familiares e amigos pedindo ajuda para a campanha e conseguiram, dentro do universo deles, ajudar algumas famílias de comunidades carentes.”, diz a coordenadora. A campanha dos alunos do 8º ano arrecadou 32 cestas básicas e os alunos montaram 400 lanches, que também foram distribuídos na comunidade.
“O grande valor desta metodologia está no trabalho colaborativo, que impulsiona o desenvolvimento de habilidades como colaboração, empatia, autonomia e criatividade, além dos conhecimentos acadêmicos específicos”, finaliza Elaine Marquezini.