Bate-Bola com o CSA – Dom Geraldo González y Lima, O.S.B., assume a função de Padre Diretor da AEA
Em março de 2023, Dom Geraldo González y Lima, O.S.B., assumiu a função de Padre Diretor da AEA (Associação de Ex-Alunos), primeira pessoa a ocupar o cargo criado recentemente.
Residindo em Roma há já 18 anos, é membro da Curia do Abade Primaz (www.osb.org), onde serve como Tesoureiro da Confederação da Ordem de São Bento, Administrador da Badia Primaziale Sant’Anselmo e do Pontifício Ateneo Sant’Anselmo (www.anselmianum.com), é Vice-Presidente do ICBE – International Commission on Benedictine Education (www.osb-icbe.org) e membro do International Team da AIM – Alliance InterMonastère (www.aimintl.org), Dom Geraldo é ex-aluno do Colégio Santo Américo (1967-1977) e foi Vice-Reitor e depois Reitor da escola durante os períodos de 1994 a 1996 e de 2004 a 2005.
O Bate-Bola com o CSA conversou com Dom Geraldo sobre sua nomeação como Padre Diretor e seus objetivos no cargo.
– O senhor é a primeira pessoa a ocupar esse cargo junto à Associação dos Ex-Alunos do CSA. Como o senhor recebeu a notícia e como define sua nova posição?
Foi uma grata surpresa e um alegre desafio! Como ex-aluno e ex-Reitor, sempre mantive um contato estreito com os ex-alunos, ou seja, é algo natural e consequente para mim. Eu assumo a função com a missão de manter e aprofundar o vínculo entre a Abadia, o Colégio Santo Américo e a Associação de Ex-alunos, visando a promoção das ações do colégio perante as comunidades interna e externa.
– De que maneira o senhor pretende estreitar esse vínculo?
Vou acompanhar de perto as atividades da AEA e, junto com os ex-alunos, pensar em novas propostas e projetos para a associação. Vou me dedicar para que os ex-alunos do Santo Américo mantenham o vínculo com o colégio, a segunda casa de todos nós. Outro ponto importante é trazer para perto os ex-alunos que não participam de nossos eventos e encontros. Precisamos recordar sempre o lema “uma vez Santo Américo, sempre Santo Américo”. Ele define muito bem o amor dos ex-alunos pelo nosso colégio e a vontade em seguir pertencendo ao CSA. Esse é um ponto de partida para estreitar a relação com todos os ex-alunos.
– Como é sua relação com os ex-alunos do CSA?
Sempre tive uma relação excelente não só com os ex-alunos, mas também com os pais de alunos e agora também com os avós de alunos. Como ex-aluno do CSA e ex-Reitor, convivi com toda a comunidade escolar. Meus perfis nas redes sociais foram criados justamente para atender a todos os ex-alunos e seus familiares que me procuravam. Como estou morando em Roma, foi a maneira que encontrei para manter e fortalecer essas relações. Felizmente a tecnologia e a globalização nos permitem estar próximos mesmo estando em países diferentes.
– Residindo em Roma há 18 anos, como o senhor vê esse retorno ao Colégio, junto à Associação de Ex-Alunos?
Em poucas palavras, posso dizer que “estou voltando para casa”!
– Quais novidades podemos esperar com a sua nomeação como Padre Diretor da AEA?
Podemos esperar “um ponto de encontro” com a Abadia São Geraldo, o Colégio Santo Américo, as Obras Sociais, a AEA, a APM e o Movimento Pax. Ou seja, onde os nossos ex-alunos e suas famílias estiverem, estaremos todos juntos trabalhando pelo bem comum.
– Como os ex-alunos podem se engajar na AEA?
Em primeiro lugar, atualizando os seus dados em nosso cadastro. Depois, contamos com a presença, participação, amizade, energia, criatividade e bom-humor de todos!
– A nomeação de D. Elias como Reitor do Colégio implicará em alguma mudança no projeto pedagógico da escola?
Mudança, não; aprofundamento e desenvolvimento do projeto pedagógico ora em curso, sim!
– O senhor assumiu o cargo no mesmo dia em que Dom Elias Bastida Murillo foi nomeado o novo Reitor do Colégio Santo Américo. Como se dará essa parceria?
Continuaremos a amizade, fraternidade e parceria no campo da Educação e da Formação Beneditinas de mais de 25 anos!
– O que podemos esperar de D. Elias como novo Reitor do CSA?
Antes de falar de Dom Elias, eu gostaria de agradecer ao Dom Mauro pelo seu recente serviço a toda a Comunidade Escolar e aproveito também para homenagear todos os Reitores que nos serviram nesses 72 anos de história do Colégio Santo Américo. Quero recordar Dom Emílio, Dom Engelberto, Dom Gabriel, Dom Ernesto, Dom André, Dom Felipe e Dom Cristiano, pois todos eles deram o melhor de si em seus respectivos Reitorados e essa tradição continua!
Conheci o Dom Elias há 25 anos, quando ele ainda era educador no México e posso testemunhar que nele encontramos o perfil ideal para o momento atual do CSA: professor por mais de 30 anos, pós-graduado em Pedagogia, tendo iniciado um Doutorado também em Pedagogia, fundador do Colégio Beneditino da Cidade do México, onde foi Reitor durante 16 anos, colaborando ainda com outros dois Colégios Beneditinos no México: o Guadalupe e o Tulpetlac. A tudo isso somam-se os seus últimos seis anos de formação monástica beneditina que agora se fundem com a sua longa experiência educacional. Ressalto, ainda, outras duas características muito importantes de Dom Elias e com as quais também coincido: é parceiro das famílias e é um “educador no pátio”.
– Para finalizar, que mensagem o senhor deixa para nossos alunos, ex-alunos e suas famílias?
Quero dizer a todos que aqui estou para acolher, escutar, compartilhar, agradecer, celebrar e desenvolver a Fé! E para toda a comunidade escolar, deixo a mensagem de Jesus em Mateus 10,8: “De graça recebestes, de graça deveis dar”.