Colégio Santo Américo lança CSA-Invest
Projeto criado por ex-alunos vai transmitir conceitos fundamentais de investimentos
O Colégio Santo Américo lançou, nesta semana, O CSA-Invest, Grupo de Investimentos extracurricular que tem como objetivo ensinar aos alunos do 9º ano do Ensino Fundamental Anos Finais à 3ª série do Ensino Médio os principais conceitos de educação financeira, conectando os jovens com o mundo dos investimentos.
O projeto foi criado por três ex-alunos do Santo Américo: Rafael Válio, Pedro Giraldez e Leonardo
Elias, que estão à frente do Z-Invest, criado em 2020 para atrair os jovens para o aprendizado sobre mercado de ações, investimentos e gerenciamento de finanças pessoais por meio de palestras e conversas com especialistas. “Temos que pensar no tempo que nós jovens temos como um ativo. E somos os que mais têm isso! Por isso a importância de começar a investir desde cedo. Nosso grande intuito é aproximar o jovem da educação financeira e dos investimentos. Deveríamos ter educação financeira nas escolas, pela simples razão de que é algo crucial para qualquer adulto”, diz , Rafael Válio, co-fundador do Z-Invest e estudante de Direito na Fundação Getúlio Vargas.
A economista Zeina Latif – doutora em economia pela Universidade de São Paulo (USP) e ex-economista-chefe da XP Investimentos, foi a convidada especial para o lançamento do projeto e fez uma palestra sobre “Perspectivas para 2021” para os alunos presentes e para a plateia on-line. Zeina explicou aos estudantes os meandros da economia, falou sobre os efeitos da pandemia no país, reformas, capacidade produtividade, inflação, contas públicas e os principais desafios para a recuperação econômica do país. No final da palestra a economista fez questão de deixar uma mensagem de otimismo e incentivo para os alunos, lembrando que eles são os responsáveis pelas soluções dos problemas do país, cada um na área em que escolher atuar.
O Grupo de Investimentos extracurricular CSA-Invest é gratuito, tem 30 vagas disponíveis para alunos do Colégio Santo Américo e terá início no dia 24 de fevereiro, com encontros semanais. Como a procura dos estudantes ultrapassou o número de vagas disponíveis, será realizado um processo seletivo. O projeto levará aos alunos conteúdos como a relevância da educação financeira, introdução à economia, introdução ao ambiente financeiro, identificação do perfil do investir, entre outros.