Sobre o Concílio
Bem-vindo ao nosso “Concílio””
Guiados pelos ensinamentos Beneditinos, acreditamos no respeito, com igualdade de tratamento e de oportunidade para todos os seres humanos, promovendo assim, um ambiente escolar saudável, harmônico e inclusivo.
Para nós, as diferenças são oportunidades de crescimento e a escuta ativa e a compreensão, são os primeiros passos para a resolução de conflitos. Por outro lado, não compactuamos com atitudes que desrespeitem o próximo ou que vão de desencontro à lei.
À luz dessas premissas criamos o Concílio, que é um canal institucional criado para identificar, apurar, coibir, de forma confidencial situações relacionadas às práticas discriminatórias, como questões de raça, credo, etnia, classe social, sexualidade, gênero, entre outras. Esses comportamentos podem ocorrer por meio de bullying, cyberbullying ou por outras formas.
Além disso, o Concílio também se dedica a apurar questões como assédio moral ou sexual, fraudes, furtos, desvios de conduta e o descumprimento de leis ou normas internas (Regimento do Colégio Santo Américo, Manual de Convivência, Código de Conduta de Colaboradores e demais regulamentos).
Não faz parte do escopo do Concílio discutir questões de natureza trabalhista, cujo foro próprio é o setor de Recursos Humanos.
O Concílio não tem poder de polícia, nem de legislar. A sua existência é baseada, portanto, no interesse Institucional de coibir atitudes que firam a ética, os direitos humanos e os valores que norteiam nossa Comunidade.
Para iniciar o Procedimento de Apuração (PA), pedimos que o Formulário a seguir seja preenchido, com o máximo de detalhes possíveis, e que as evidências que deem suporte ao relato nos sejam encaminhadas por e-mail: concilio@santoamerico.org.br. Destacamos que, a falta de informações essenciais e veracidade dos dados no preenchimento do Formulário, pode comprometer a instauração do Procedimento de Apuração e resultar no arquivamento do caso.
Sinta-se à vontade para nos acionar. Juntos, trabalharemos para encontrar soluções baseadas em harmonia, respeito mútuo e cooperação, construindo um espaço de paz, com respeito a legislação vigente.
Para saber mais sobre o funcionamento do Concílio, conheça nosso Fluxo de Trabalho, clicando aqui.