Podcast EducaCSA, do Colégio Santo Américo, aborda Aquisição da segunda língua até os 6 anos

Podcast EducaCSA, do Colégio Santo Américo, aborda Aquisição da segunda língua até os 6 anos

Episódio fala sobre bilinguismo, plasticidade cerebral e o conceito do inglês como língua franca

O segundo episódio do podcast EducaCSA, do Colégio Santo Américo, traz Sabrina Almeida Ribeiro, coordenadora pedagógica da Educação Infantil e 1º ano e coordenadora de Internacionalização do Colégio Santo Américo, falando sobre a “Aquisição da segunda língua até os 6 anos”. Em sua apresentação, Sabrina fala sobre o bilinguismo e a plasticidade cerebral, explicando por que as crianças mais novas são mais aptas a esse tipo de aprendizado. “É inegável que há vantagens na aquisição da segunda língua até os seis anos.  As crianças mais novas estão mais disponíveis para o aprendizado e se beneficiam do fato de que seu controle inibitório ainda está em desenvolvimento. Ou seja, a criança não tem medo de errar e experimenta mais, ousa mais no uso da nova língua. Ela brinca, ri e se arrisca, o que se torna mais difícil após os 10 ou 12 anos”, explica Sabrina.

O surgimento e o avanço dos diversos formatos de escolas bilíngues também é tema desse episódio e Sabrina alerta sobre a forma inadequada de encarar o bilinguismo e como o Santo Américo trabalha o bilinguismo na Educação Infantil. “Na Educação Infantil do Colégio Santo Américo estimulamos a vivência e a interação cotidiana na língua adicional, para o desenvolvimento da aprendizagem significativa, contextualizada e voltada para a ampliação do repertório linguístico dos alunos, com foco no eixo da oralidade, sendo a alfabetização realizada na língua portuguesa. No planejamento do período bilingue, implantado em 2021, decidimos que o currículo seria o próprio currículo da escola, que é baseado na Base Nacional Curricular Comu (BNCC), e que as habilidades e competências seriam desenvolvidas nas duas línguas, considerando o aluno como um ser integral e indissociável do seu contexto”, conta a coordenadora pedagógica.

Para falar sobre o inglês como língua franca, Sabrina convidou para o episódio a professora e orientadora de área de inglês do Ensino Fundamental Anos Iniciais e Anos Finais do Santo Américo, Priscila Bordon, que está lançando o livro “English as a Língua Franca”, pela editora FTD, para formação de professores. Priscila aborda e explica o conceito de inglês como língua franca, fala sobre a maneira correta de sua aplicação na Educação Infantil e como o aprendizado pode ser complementado em casa, com a família.

Posso ajudar?