Projeto sustentável de aluna do Santo Américo recebe medalha de prata em Olimpíada internacional
Trabalho premiado prevê instalação de telhado verde em áreas periféricas
A aluna Isabella da Silva Carvalho, da 3ª série do Ensino Médio do Colégio Santo Américo, conquistou o 2º lugar na categoria Ciência da GENIUS Olympiad (Global Environmental Issues and Us), competição internacional de projetos sobre questões ambientais que reúne trabalhos de estudantes de todo o mundo.
“É muito gratificante ver o reconhecimento dos projetos de nossos alunos em eventos nacionais e internacionais. Desde que foi apresentado, o Be(e) Green conquistou espaços importantes, principalmente, por sua acessibilidade. Trabalhar a educação ambiental, o respeito ao meio ambiente e incentivar a criação de projetos em nossas disciplinas curriculares, matérias eletivas e trilhas tem sido uma constante em nossa rotina escolar, assim como o incentivo à criação de projetos e participação em olimpíadas e feiras”, diz Rodrigo Teixeira Conceição, Diretor Pedagógico do Colégio Santo Américo.
O projeto premiado, “Be(e) Green: para um futuro sustentável”, foi desenvolvido em conjunto com a estudante Maria Isabela Marques Pereira, de Belo Horizonte, e prevê a implementação de telhados verdes adequados às construções já existentes, com enfoque nas regiões periféricas que apresentam baixo índice de arborização e alta densidade demográfica.
“A técnica de telhados verdes traz uma série de benefícios ao ser humano e ao meio ambiente como, por exemplo, o conforto térmico, a redução de ilhas de calor que se concentram em grandes cidades, o isolamento acústico, escoamento de águas pluviais, valorização estética da moradia e bem-estar dos moradores, entre outros”, conta a aluna do Santo Américo, Isabella da Silva Carvalho.
Além da instalação do telhado em moradias já construídas, um dos principais diferenciais do projeto desenvolvido pelas alunas é o baixo custo dos módulos a serem implementados, que dispensam a etapa prévia de impermeabilização dos telhados.
As criadoras do Be(e) Green também desenvolveram uma série de pesquisas sobre o aumento da biodiversidade vegetal na região de implementação do telhado verde, assim como o acréscimo na população de insetos, entre eles as comunidades de abelhas, fomentando o ecossistema local.
Pela inovação, criatividade e acessibilidade do projeto, as alunas já receberam medalha de 3º lugar na categoria Ciências Biológicas da FEBRACE 2022 (Feira Brasileira de Ciência e Engenharia da USP), menção honrosa da Sociedade Americana de Meteorologia pela “Realização excepcional de habilidade e criatividade em uma exposição de ciências atmosféricas” e são finalistas da Feira Brasileira de Jovens Cientistas. A medalha de prata na GENIUS Olympiad reforça a importância de projetos sustentáveis criativos e de baixo custo de viabilização que possam contribuir para a preservação do meio ambiente.